CRAS PROMOVE PROJETO DE ANIVERSÁRIOS

aniversário de todos durante cada período anual.

O ser humano é social por natureza, sente feliz ao ser lembrado e prazer em congratular essas alegrias. Partindo deste pressuposto e da necessidade de incentivar a participação dos usuários nos serviços ofertados no CRAS nasceu a ideia de comemorar o aniversário de todos durante cada período anual. A ideia foi lançada em maio de 2014, fomos amadurecendo as ideias e dentro das possibilidades e limitações na semana de 03 a 07 de novembro aconteceram as primeiras  comemorações dos  aniversariantes dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de cada grupo do CRAS  Judith Fernandes de São José do Mantimento.  

Foram quatro eventos considerados muito bons do ponto de vista da satisfação causada aos usuários.
Na semana que antecedeu as comemorações tivemos reunião com os pais e falamos sobre o planejamento da Secretaria chamado “Plano de Serviço” o qual está previsto o S.C.F.V. no município e que o CRAS tem que executar com os usuários por intermédio de sua equipe técnica alicerçada pelos outros serviços disponíveis que compõe a referida equipe.

No primeiro dia três grupos se reuniram para a primeira comemoração: Papo de Menina, Caminhar e Metamorfose que funcionam no turno matutino. O grupo Metamorfose é constituído por pessoas portadoras de deficiência. O encontro foi muito bom e todos se relacionaram muito bem.

No segundo dia a festa foi com o grupo de idosos intitulado “Dedo de Prosa”. Encontramos no CRAS e fomos caminhando até a casa de Dona Margarida Queiroz que é assistida no domicílio pela equipe técnica com a finalidade de desenvolver mecanismos para a inclusão social, o desenvolvimento da autonomia, garantia de direitos e o resgate ou prevenção da exclusão e do isolamento causados por fatores físicos ou psicológicos. É preciso incluí-los no serviço ofertado conforme necessário e possível. Para a real concretização deste trabalho é muito importante a articulação da rede. Todos ficaram felizes e principalmente Dona Margarida que comemorou seu aniversário entre amigos. O evento foi realizado com a participação e colaboração do Professor Pedro Luiz de Oliveira.

No terceiro dia a festa foi com o grupo Papo de Meninas e Teatro que funcionam no turno vespertino.
No quarto e último dia foi à comemoração dos aniversários do grupo Caminhar que funciona no turno vespertino.

Foi muito bom realizar este simples trabalho planejado, pois os objetivos previamente definidos foram alcançados uma vez que executamos com liberdade, autonomia e criatividade que temos e principalmente porque verificamos alegria em todos os usuários que participaram.

Publicado em 10 de Novembro de 2014.