História

.: EM CONSTRUÇÃO :.

O município inicia-se nas terras doadas por João Felisberto Lopes. A doação envolveu alguns litros de terras, vindo daí a primeira denominação do lugar: Meia Quarta. O povoado que ali cresceu pertencia a Manhumirim e, mais tarde, tornou-se distrito de Lajinha. Foi emancipado, em 1962. A denominação da cidade deve-se ao seu padroeiro, São José, e ao ribeirão Mantimento, que banha o lugar.

Fonte: almg.gov.br

São José do Mantimento é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 2.459 habitantes.

Etimologia A denominação da cidade deve-se ao seu padroeiro, São José, e ao ribeirão Mantimento, que banha o lugar.

História São José do Mantimento foi colonizado por famílias alemãs que vieram na primeira imigração para o Brasil, em 1824, a convite de Dom Pedro II. As famílias que se instalaram na localidade foram: Berbert, Sperbet, Kaiser, Louback. O município iniciou-se nas terras doadas por João Felisberto Lopes. A doação envolveu alguns litros de terras, vindo daí a primeira denominação do lugar: Meia Quarta. O povoado que ali cresceu pertencia a Manhumirim e, mais tarde, tornou-se distrito de Lajinha. Foi emancipado, em 1962.

Geografia O município possui uma área de 64 quilômetros. A região apresenta um relevo acidentado. Dentre os acidentes geográficos, encontra-se a Pedra Redonda com 804 metros de altitude. O território é banhado pelo Córrego do Mantimento e pelo Rio José Pedro. O clima é o Tropical de Altitude e o solo é argiloso. A população é composta por descendentes de italianos, alemães e portugueses.