PREVENÇÃO E COMBATE À LEISHMANIOSE

Projeto da campanha a ser realizada pela estratégia saúde da família – ESF e vigilância em saúde municipal – (Setor Vig. Ambiental)

São José do Mantimento realiza Semana de Prevenção e Combate à LEISHMANIOSE

Profissionais envolvidos: Médico, enfermeira e Equipe de ACS da ESF, Coordenador da Vigilância em Saúde Municipal, Agentes epidemiológicos, CRASS, Escola Estadual e Polícia Militar.
Apoio: Prefeitura Municipal e Banco Sicoob.

Objetivo da Campanha: Conscientizar a população sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito-palha, transmissor da doença (Leishmaniose).  A leishmaniose visceral canina é uma doença grave que acomete vários mamíferos, transmitida por um protozoário conhecido como “mosquito palha”. O contágio em cães e no homem ocorre através da picada do inseto infectado. O cão é considerado um importante reservatório do parasita pela sua proximidade com o homem e constitui o principal elo na cadeia de transmissão de Leishmaniose visceral nas zonas urbanas. O contágio ocorre somente pela picada da fêmea infectada do “mosquito palha”. Quando os animais desenvolvem a doença podem apresentar os seguintes sintomas: apatia; perda de apetite; emagrecimento rápido; feridas na pele, pelos opacos; crescimento anormal das unhas; aumento abdominal; problemas oculares; diarréia; vômito e sangramento intestinal.
Programação:

• Segunda - feira: Distribuição de panfletos pelos ACS e Agentes Epidemiológicos, com os alunos da Escola Estadual.

• Terça - feira: Palestra realizada na Igreja Tabernáculo, às 9:00 horas pelo médico e enfermeira da ESF, palestra realizada na Escola Estadual, às 14:00 horas pelo médico e enfermeira da ESF sobre Prevenção e Combate à Leishmaniose. Distribuição de panfletos pelos ACS e Agentes Epidemiológicos, com os participantes.

• Quarta - feira: Distribuição de panfletos na Praça da Matriz e nos comércios locais, pelos profissionais envolvidos.

• Quinta - feira: Distribuição de panfletos na Praça Marechal Rondon e nos comércios locais, pelos profissionais envolvidos.

• Sexta - feira: Blitz Educativa. Realizada na Praça Marechal Rondon, pelos Agentes Epidemiológicos e ACS, com o auxílio da PM e dos alunos da Escola Estadual. Distribuição de Panfletos aos motoristas e colagem de adesivos nos carros, sobre a campanha educativa.