CRAS PROMOVE PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

São José do Mantimento.

No dia 15 de março de 2015 o CRAS Judith Fernandes de São José do Mantimento realizou em parceria com a Escola Estadual Orosimbo Gomes de Moraes e a Secretaria de Assistência Social, uma palestra para todos os alunos com o tema “Relacionamentos Afetivos e Relações Sexuais na Adolescência”.

O evento reuniu cerca de 245 alunos. O tema foi apresentado pela Psicóloga do CRAS Renata Gonçalves de Faria que fez uma distinção entre Afetividade, Sexo e Sexualidade. Durante a palestra a psicóloga explicou que a sexualidade está ligada a circunstâncias emocionais, a cultura de cada pessoa, a educação recebida, ao ambiente que habita, da cultura que o cerca, da religiosidade e de sua personalidade. “Falar de sexualidade é falar de emoções, de sensações, de sentimentos, de amor! Não se pode confundir o conceito de sexualidade com o sexo propriamente dito.” 

A palestrante deu grande ênfase à questão da moral. “Pode-se evitar filhos e doenças, mas a vulgaridade, a grande banalização do sexo tem trazido grandes desconfortos e sérios problemas às famílias, principalmente o preconceito e a falta de respeito”. Abordou também a questão dos adolescentes que iniciam precocemente a vida sexual e em consequência disso passam por maus bocados: castigo, medos, culpas, dúvidas, etc... e que é preciso repensar essa prática.

Foi uma belíssima aula de cidadania. 


Publicado em 17 de Abril de 2015
.